Saúdo a todos com a paz do Senhor Jesus.

Queremos com esse trabalho mostrar para os irmãos o trabalho que tem sido feito com crianças, adolescentes, instrumentistas da igreja, com intuito de incentivar o estudo da música e o aprimoramento do louvor em nosso meio.

Nesse começo mostraremos alguns vídeos com esse trabalho. Em breve teremos as vídeo aulas com utilização de violão, escaletas, percurssão, tudo passo a passo para que os alunos possam utilizar o blog como ferramenta de estudo e aprendizado.

Que Deus nos abençoe.


Amilton Marques

Instrumentista - Tecladista da ICM Alagoas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Queridos alunos...

Visando um aprendizado rápido e prático precisamos aprender um pouco de teoria musical. E para começar vamos aprender que:
As notas naturais são ( Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si)
Mas para simplicar tanta letra junta foram criadas as CIFRAS, que nada mais é que a substituição das notas pelas letras do alfabeto. Então :
Dó = C    Ré = D    Mi = E    Fá = F    Sol = G   Lá = A     Si = B

Assim fica mais fácil!

Agora para escaletas temos 2 louvores em vídeo da introdução do louvor. Abaixo colocarei a melodia em cifras.






1° movimento:   G C C C
2° movimento:   G C C C
3° movimento:   G D D D
4° movimento:   G D D D
5° movimento:   G C C C
6° movimento:   G D D D
7° movimento:   B C
8° movimento:   D C


 Antes de aprender esse próximo louvor (Deitada na relva) precisamos aprender que: 
* Ele está na escala de E (Mi maior), e nessa escala há 4 acidentes musicais ( F# G# C# D# ). Então sua escala fica assim, começando da Tônica que é o próprio E(Mi): E F# G# A B C# D# E. 
* Há porém uma nota na introdução que não pertence a essa escala, que é o Bb(Sib), isso se chama empréstimo modal, ou seja, a escala de E(Mi) está em um modo, e como ela não tem o Bb ela pedi emprestada a outra escala uma nota qualquer para poder ser usada em sua melodia ou arranjo. EM BREVE ESTUDAREMOS FORMAÇÃO DE ESCALAS, MODOS E EMPRÉSTIMO MODAL.







1° movimento: B G#
2° movimento: E F# G# B Bb C#
3° movimento: Bb B C# D# E D# C# B E

Um comentário:

  1. Amilton, eu tenho escaleta mas é muito dificil conseguir louvores por que aqui eu não toco só a introdução, eu toco o louvor todo na escaleta.tenho alguns louvores solados,mas minha busca nos sites e incessantes a procura de louvores já que eu não sei colocar as notas sozinha.Se vc quiser algum louvor eu tenho Glorifica,Meu Deus Vence batalhas,O que os olhos nunca viram,Dirige-me Senhor e outros para escaleta.

    ResponderExcluir